Relatório sobre a sustentabilidade do SNS

Mais de 92% das consultas de medicina dentária são privadas

A TVI revelou ontem, dia 19 de Junho, o relatório sobre a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde que já está nas mãos do Governo há quatro meses.

 
A saúde sai cada vez mais cara aos portugueses e o SNS, tendencialmente gratuito, não é para todos. Em muitas especialidades médicas, os portugueses são forçados a recorrer a privados por falta de resposta da saúde pública. À cabeça da lista das especialidades médicas que já se tornaram maioritariamente privatizadas, estão os médicos dentistas, que quase não existem nos serviços públicos. Mais de 92% das consultas são privadas.
 
Estes dados constam do relatório do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar soluções que garantam a sobrevivência financeira do SNS. A Oposição está indignada porque o ministro da Saúde continua a não pôr o documento à discussão pública.
 
Os peritos, no relatório, propõem ao Governo corte nos descontos de despesas de saúde em sede de IRS, o que poderá criar um grave problema na saúde oral, uma vez que a maioria dos portugueses é forçada a financiar os dentistas do próprio bolso.

 

Declarações de Correia de Campos, Ministro da Saúde, Orlando Monteiro da Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos.
 
 
Veja a reportagem no “Jornal da Uma”, da TVI
 
 
Veja o relatório na íntegra, no blog pessoal do jornalista da TVI, Carlos Enes: www.fragmentosdeapocalipse.blogspot.com