19 de outubro 2020

Streaming

21:00 às 23:00

Site da OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

Os terceiros molares são os dentes que apresentam uma prevalência de inclusão mais elevada, cerca de 24% na população mundial, sendo por isso os mais suscetíveis a desenvolverem complicações e patologias intraorais, o que torna a extração destes dentes uma das cirurgias mais frequentes com que o médico dentista se depara na sua prática clínica.

Fatores anatómicos, tais como grau de inclusão, localização, morfologia radicular, relação com o dente adjacente e proximidade a estruturas anatómicas nobres, exigem por parte do cirurgião, um minucioso provisionamento da dificuldade operatória, em simbiose com um adequado planeamento cirúrgico.

A fim de colmatar o aparecimento de sequelas mais severas e de minimizar a intensidade das complicações primárias, interferindo o menos possível na qualidade de vida do paciente, é imperioso selecionar a técnica cirúrgica mais adequada, de acordo com a evidência disponível, capacidade técnica do operador e fatores associados ao doente.

Neste curso pretende-se apresentar o estado da arte das diferentes abordagens cirúrgicas na extração de terceiros molares inclusos e semi-inclusos, bem como as suas indicações, vantagens e desvantagens, complementada com a apresentação de alguns casos clínicos.

Inscrições no curso encerram às 15h00 de 19 de outubro de 2020.

Este curso esteve agendado para realização em Tomar. Como medida preventiva de propagação da COVID-19, o curso terá transmissão online em direto.

Curso ministrado por

Joana Saraiva Amaral

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Mestrado em Cirurgia Oral, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Aluna do programa doutoral em Ciências da Saúde, FMUC
  • Assistente Convidada de Cirurgia Oral da FMUC