3 de outubro 2020

Porto

09:00 às 18:00

Hotel Crowne Plaza Porto

Curso cancelado. Inscrição fechada.

As disfunções temporo-mandibulares (DTM) constituem um conjunto de alterações estruturais e/ou disfuncionais interrelacionadas, que afetam o sistema estomatognático, com queixas clínicas comparáveis. Consoante as características mais importantes da sua etiologia e manifestações, têm prognósticos diferentes e requerem aproximações terapêuticas diferenciadas. A etiopatogenia é multifatorial, complexa, conhecendo-se a importância de fatores biológicos, psicológicos e sociais. A dor do doente disfuncional pode ser manifestação de agressões teciduais, neuropatia (central ou periférica) e/ou distúrbios psicopatológicos.

O plano terapêutico estabelece-se de acordo com as características etiopatogénicas individuais. Para além das abordagens mais frequentes e convencionais (como a fisioterapia, terapêutica cognitivo comportamental, restabelecimento do equilíbrio ortopédico por meio de goteiras oclusais), outras abordagens terapêuticas têm surgido. A acupuntura tem ganho especial relevo como terapêutica coadjuvante no tratamento destas patologias. Os seus efeitos são particularmente úteis a nível muscular, na resolução de bandas tensas e pontos gatilho. Uma vez que as tentativas de adaptação do sistema estomatognático se manifestam através de respostas musculares, a hipertonicidade muscular acompanhada de dor é o sinal clínico mais frequente e na maioria das vezes o primeiro a surgir em casos de DTM.

O efeito da acupuntura no sistema nervoso (na analgesia local e no efeito de relaxamento a nível do sistema nervoso central) e  a sua ação anti-inflamatória local com a libertação de vários mediadores anti-inflamatórios, completam o espectro de ação terapêutica nas DTM.

Neste curso serão abordadas as principais características da utilização da acupuntura no tratamento das DTM, com ênfase na identificação correta das situações em que deve ser utilizada, identificação dos principais pontos de acupuntura a utilizar, assim como das bandas tensas e pontos-gatilho.

A componente prática permitirá a identificação e treino de puntura de alguns pontos selecionados, incluindo pontos locais e à distância, assim como bandas tensas e pontos-gatilho. Serão ainda observadas e comentadas as reações fisiológicas observadas à puntura, assim como a resolução de possíveis complicações.

Curso ministrado por

Maria João Rodrigues e Carlos Miguel Marto

Maria João Rodrigues

  • Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Responsável pelas várias unidades curriculares, de pré e de pós-graduação, que se debruçam sobre a função e disfunção do sistema estomatognático e sobre dor orofacial
  • Membro eleito de várias sociedades científicas, como a Sociedade Científica da Universidade Católica
  • Ex-presidente da European Academy of Craniomandibular Disorders
  • Atual Regente, por Portugal, do International Colleage of Dentist e da Pierre Fouchard Academy
  • Membro da IADR (International Association for Dental Research) e do grupo de trabalho da INFORMativo na elaboração do RDC para crianças e adolescentes

 

Carlos Miguel Marto

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Assistente Convidado, FMUC
  • Aluno de doutoramento, FMUC
  • Certificado de Competências Pedagógicas
  • Pós-graduação em Investigação Biomédica, FMUC
  • Pós-graduação em Acupunctura em Medicina Dentária, FMUC
  • Docente do curso de pós-graduação em Acupunctura em Medicina Dentária, FMUC
  • Prática clínica em acupuntura médica