24 de setembro 2018

Faro

Hotel Eva

A data limite para a inscrição foi atingida.

Na ortodontia baseada na evidência, o tratamento das classes II esqueléticas de pacientes em crescimento continua a ser um desafio pelo limitado conhecimento sobre os efeitos da aparatologia funcional no maxilar e em especial na mandibula.

Podemos modificar e favorecer o crescimento da mandíbula? Sem dúvida que esta é uma das questões mais importantes e debatidas em ortodontia: durante anos o tratamento funcional das classes II esqueléticas era realizado com a utilização de tração extraoral e elásticos intermaxilares.

Mais tarde, a escola funcionalista europeia incluía no tratamento das classes II o favorecimento do crescimento mandibular e/ou do processo alveolar mandibular.

Seguindo este raciocínio, serão apresentados vários exemplos de tratamentos ortopédicos de classe II esqueléticas, com a utilização de aparelhos removíveis e fixos de avanço mandibular, mostrando os efeitos benéficos de tal terapêutica ortodôntica do ponto de vista oclusal, funcional e estético.

Uma terapêutica de tratamento de classe II esquelética de pacientes em crescimento, quando aplicada de acordo com as características craniofaciais do paciente e em idades apropriadas, evitam tratamentos mais complexos em idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor saúde e bem-estar para os pacientes.

Os cursos de fim de dia são gratuitos para todos os médicos dentistas com a situação de quotas regularizada e estudantes de medicina dentária. No caso de não comparência injustificada, até 48 horas de antecedência, a gratuidade será anulada nos cursos seguintes.

Curso ministrado por

Pedro Braga

  • Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade de Coimbra
  • Doutorado em Ortodontia pela Universidade de Santiago de Compostela
  • Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas
  • Pós-graduação e mestrado Ortodontia e Ortopedia Dentofacial, Universidade de Santiago de Compostela
  • Pós-graduação em Odontologia Pediátrica Integrada pela Universidade de Santiago de Compostela
  • Ex-regente da disciplina de Odontopediatria da Universidade Católica Portuguesa
  • Prática exclusiva em Ortodontia e Odontopediatria