2 de julho 2018

Lisboa

Lisboa

A data limite para a inscrição foi atingida.

Os tecidos moles são hoje em dia, reconhecidamente, um fator central quer na previsibilidade dos tratamentos periodontais, quer no sucesso das reabilitações implantossuportadas.

Numa era em que a estética tem um peso cada vez maior na perceção do sucesso por parte de doentes e de clínicos, a atenção à forma, volume, textura, distribuição e saúde dos tecidos moles, deve ser integrada no plano de tratamento do médico dentista.

A estética, saúde e até função, tanto em dentes quanto em implantes, está cada vez mais intimamente ligada com os respetivos tecidos moles. Nos dentes, serão explanadas técnicas de aumento de gengiva e de recobrimento radicular e nos implantes será dado ênfase não só à prevenção de defeitos dos tecidos moles peri-implantares, mas também à reconstrução de defeitos existentes.

Os retalhos pediculados, combinados com enxertos de tecido conjuntivo ou não, e o enxerto gengival livre serão destacados e especialmente detalhados, como técnicas centrais na manipulação de tecidos moles.

Neste curso, será relevada informação que permita o planeamento adequado dos casos com indicação para intervenção nos tecidos moles, abordados os aspetos mais importantes da ligação com a periodontologia no contexto do tratamento periodontal, e descritas as técnicas de cirurgia plástica periodontal aplicáveis. Estas serão contextualizadas na evidência científica disponível e documentadas com recurso a casos clínicos, salientando as suas indicações, contraindicações e previsibilidade de resultados.

Os cursos de fim de dia são gratuitos para todos os médicos dentistas com a situação de quotas regularizada e estudantes de medicina dentária.

Curso ministrado por

Gonçalo Assis

  • Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas
  • Docente convidado da pós-graduação em Periodontologia do ISCSEM
  • Residência clínica Periodontology and implant dentistry na Harvard School of Dental Medicine
  • Curso de cirurgia plástica periodontal reconstrutiva pelo Prof. Giovanni Zucchelli (Bolonha, Itália)
  • Curso Treatment of periodontal desease and implant therapy, Institute for Advanced Dental Studies
  • Assistente convidado do departamento de Cirurgia Oral da FMDUL (2012-2017)
  • Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Implantologia e Osteointegração (SOPIO)
  • Membro da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI)