4 de junho 2018

Porto

Porto

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

Os terceiros molares são, geralmente, os últimos dentes a irromper na cavidade bucal sendo os elementos dentários mais comumente encontrados em posição de inclusão.

A remoção cirúrgica do terceiro molar é um procedimento relativamente comum e, ainda que geralmente realizada sem intercorrências, é uma intervenção invasiva potencialmente capaz de induzir dano e transtorno à saúde bucal do indivíduo. Deste modo, a indicação para exodontia deve justificar o risco.

Os acidentes e complicações mais comuns são: hemorragias, alveolites, dor, edema e trismo, injúria ao nervo alveolar inferior, infeções abrangendo espaços fasciais, injúrias em dentes adjacentes, fratura óssea da tuberosidade maxilar e/ou da mandíbula, comunicações bucossinusais, problemas periodontais em dentes adjacentes e deslocamento de dentes para regiões anatómicas nobres.

O número de acidentes e complicações associados à extração dos terceiros molares estão fortemente relacionados com quatro fatores que incluem a idade do paciente, história médica, grau de impacção dentária e técnica cirúrgica.

A forma mais adequada de prevenção das situações inesperadas é o planeamento do procedimento cirúrgico desde o conhecimento da história médica até os cuidados pós-operatórios.

Previamente a qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deve ser informado dos possíveis acidentes e/ou complicações que possam decorrer durante todo o tratamento. Qualquer complicação deverá ser tratada da forma mais adequada.

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão, abordando os principais acidentes e complicações relacionados com a exodontia de terceiros molares e definir os procedimentos mais adequados perante cada situação.

Os cursos de fim de dia são gratuitos para todos os médicos dentistas com a situação de quotas regularizada e estudantes de medicina dentária.

Curso ministrado no Hotel Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, 21h00-23h00.

Curso ministrado por

Jorge Pereira

  • Médico dentista – ISCSN
  • Especialista em Cirurgia Oral pela OMD
  • Docente de Cirurgia, Medicina Oral e Implantologia – Faculdade de Ciências da Saúde da UFP
  • Doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona
  • Mestre em Investigação em Ciências Odontológicas, Implantologia – Faculdade de odontologia da UB
  • Pós-graduado em Oncologia – ICBAS, IPO Francisco Gentil e Jefferson Medical College
  • Master de Cirugía Bucal e Implantología. AFFERO – ESPANHA, Université Paul Sabatier Toulouse III