8 de abril 2018

Lisboa

21:00 às 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

As técnicas de restauração de dentes anteriores têm vindo a evoluir de forma a possibilitar, cada vez mais, preservar a estrutura remanescente do dente natural. A adesão permite acrescentar o material perdido sem ter que se preparar formas retentivas destruindo mais dente ainda. A restauração direta em compósito é a solução mais frequentemente utilizada no dia-a-dia dos consultórios de MD e possibilita a obtenção de resultados muito satisfatórios, rápidos, económicos e com uma estabilidade razoável.

No entanto, para restaurações mais extensas, nos casos em que o dente natural apresenta discromias acentuadas ou naqueles em que se pretende efetuar grandes alterações morfológicas, torna-se muito difícil para a maioria dos MD executar restaurações diretas satisfatórias. Mesmo que fiquem bem no momento, com o passar tempo deterioram-se por deterioração da superfície, por alteração de cor, por degradação das margens por desgaste, etc. A utilização da cerâmica aderida veio possibilitar a execução de restaurações muito mais estáveis ao longo do tempo e mais parecidas com o dente natural.

O curso incidirá principalmente sobre as técnicas indiretas embora se aflore as diretas. O objetivo é proporcionar aos assistentes a recolha de informação útil para que melhorem a sua eficácia no tratamento de dentes anteriores. Será mostrada a base científica para tal assim como casos clínicos relacionados com o tema e que possam ajudar a perceber a mensagem. Serão também abordadas as técnicas minimamente invasivas como a adesão de fragmentos de dente natural fraturado.

 

Curso ministrado por

João Desport

  • Médico dentista (FMDUP) OMD 637
  • Médico (FMUP) com Internato Geral (HGSA)
  • Diploma in Implant Dentistry (Universidade de Gotemburgo / Universidade de Barcelona)
  • Post-graduate in Predictable Aesthetic and Longevity with Bonded Porcelain Restorations (IDEAUSA –S)
  • Membro fundador da SPED (Soc. Port. Estética Dentária)
  • Membro da Comissão Cientifica da Ordem dos Médicos Dentistas
  • Docente da pós-graduação em Reabilitação Oral Biomimética Avançada na ISCSN/CESPU