30 de março 2018

Albufeira

10:00 às 11:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

Existem diferenças histológicas entre os tecidos peri-implantares e periodontais que condicionam o seu potencial regenerativo e consequentemente a sua reparação após uma intervenção cirúrgica que implique a sua manipulação. Estas diferenças deverão ser tidas em conta durante o planeamento e execução da cirurgia. Desde finais dos anos 90 que os enormes avanços do conhecimento da biologia/fisiologia tecidular e das novas técnicas de cirurgia plástica periodontal e regenerativa, mostraram claramente que a cirurgia minimamente invasiva mediante a utilização de uma abordagem microcirúrgica seriam as técnicas mais adequadas para minimizar o trauma, melhorar os resultados estéticos e a previsibilidade dos procedimentos da cirurgia plástica peri-implantar.

A obtenção de uma mucosa queratinizada e aderida em redor da conexão implante/coroa é hoje em dia consensualmente aceite como a situação ideal para melhorar a longevidade das reabilitações implanto-suportadas e a mimetização da estética natural da dentição perdida na zona anterior é uma exigência da parte dos nossos pacientes.

É fundamental conhecer os conceitos, dominar as técnicas e aplicar na clínica do quotidiano os princípios cirúrgicos da cirurgia plástica peri-implantar.

Ao longo da apresentação serão identificados os fatores a considerar no planeamento cirúrgico, quais os materiais e instrumentos indicados para os diferentes procedimentos, que irão desde a colocação de implantes com cirurgia regenerativa de tecidos duros e moles na zona estética, segunda fase cirúrgica com aumento de volume na zona estética e zonas posteriores, bem como cirurgia plástica peri-implantar para recobrimento de recessão na zona estética.

 

Curso ministrado por

João Reis

  • Especialista em Cirurgia Oral pela OMD
  • Master Course in GBR and Sinus Grafting Procedures – Universidade de Berna (Suíça) 2014
  • Advanced Surgical Procedures in Periodontology and Implant Therapy – Hurzeler/Zhur 2011 a 2013
  • Credenciamento em Fixações Zigomáticas – INEPO – São Paulo (Brasil) 2008
  • Curso de Cirurgia Avançada em Implantologia – IOCP/Instituto Branemark de Baurú (Brasil ) 2007
  • Academic Expert in Functions/Disfunctions of the Masticatory Organ – Donau Universitat (Áustria) 2006
  • Therapies for the Disturbed Craniofacial/Masticatory Systems – Donau Universitat (Áustria) 2007-2008
  • Diplôme Universitaire Odontologie Chirurgicale et Légale – Université Paul Sabatier (França) 2002-2003