A Câmara Municipal de Leiria apresentou um projeto-piloto de promoção da saúde oral em escolas, intitulado “Leiria a Sorrir”, que vai decorrer no Agrupamento de Escolas de Marrazes e abranger as crianças e jovens do 1º e 2º escalão do abono de família.

Para a execução desta iniciativa social, o município procura médicos dentistas do concelho de Leiria que pretendam tornar-se parceiros. Os profissionais que pretendam aderir ao projeto-piloto podem enviar um email para [email protected], até dia 29 de fevereiro. Após essa data, haverá uma reunião para definir o funcionamento desta parceria.

As metas traçadas para esta iniciativa, além da melhoria dos conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral, passam por criar uma resposta para todas as crianças e jovens que não têm acompanhamento ao nível da saúde oral e apresentem patologias orais, nomeadamente cárie dentária. Com este programa, o município quer reduzir a incidência e prevalência das doenças orais nas crianças.

O “Leiria a Sorrir” é financiado pelo Fundo Municipal de Emergência e disponibiliza duas consultas anuais às crianças e jovens abrangidos pela iniciativa, que terão ainda uma ficha de referenciação emitida pela escola.

Esta iniciativa de cariz social surge poucas semanas após terem sido conhecidos os resultados do projeto “Comer bem, sorrir melhor”, promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas, em parceria com a Ordem dos Nutricionistas.

Um projeto de inovação social que teve precisamente como objetivo atuar na prevenção e mudança de comportamentos junto da comunidade escolar de Viseu Dão Lafões e cujos resultados positivos estão a inspirar outras regiões do país no desenvolvimento de projetos de promoção da saúde oral nas escolas.