15 de julho 2017

Setúbal

08:00 às 17:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

 

Resumo do curso

Pertencer a uma equipa médico-dentária implica a interação e a interdependência de todos os seus elementos, devendo estes trabalhar com o objetivo comum de prestar cuidados de saúde eficazes e de qualidade.

O curso de dentisteria, endodontia e odontopediatria para assistentes dentários visa oferecer aos seus formandos as ferramentas necessárias para que se tornem profissionais competentes, informados e dotados de capacidades que lhes permitam acompanhar e compreender os diferentes atos médico-dentários destas três áreas.

É absolutamente necessário que um assistente dentário esteja familiarizado com as técnicas e materiais utilizados durante os tratamentos de dentisteria e endodontia, áreas nas quais se regista um número significativamente elevado de consultas da rotina médico-dentária. O conhecimento e compreensão das técnicas e materiais utilizados permitirá um tratamento eficaz e um atendimento adequado.

Embora muitos dos procedimentos e materiais utilizados no atendimento de crianças sejam similares aos utilizados em adultos, as diferentes faixas etárias necessitam de tratamentos e abordagens específicas. O atendimento de crianças requer, assim, conhecimentos acrescidos dado estas estarem ainda nas primeiras fases do seu desenvolvimento físico e psicológico, sendo o assistente dentário imprescindível não só para o decorrer da consulta, mas também para a aplicação de técnicas de relaxamento e distração.

 

Ana Sofia Coelho

  • Mestre em Medicina Dentária (FMDUP)
  • Pós-graduada em Dentisteria Operatória e Estética (FMUC)
  • Pós-graduada em Odontopediatria (SCOE, Barcelona)
  • Aluna do 3º ano do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária (FMDUP)
  • Assistente convidada da disciplina de Dentisteria Operatória (FMUC)
  • Colaboradora externa da disciplina de Odontopediatria (FMDUP)
Curso ministrado por

Ana Sofia Coelho