3 de julho 2017

Lisboa

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo do curso

Existirá uma relação entre o tratamento ortodôntico e a disfunção temporomandibular (DTM)?

Desde que foi sugerido que a má oclusão pode ser causa de DTM e que o tratamento ortodôntico pode, por poder introduzir uma má oclusão no sistema, ser iatrogénico, que este tema tem preocupado os ortodontistas. Esta preocupação ganhou renovado interesse quando em 1987 um paciente levou o seu ortodontista a tribunal (Michigan – EUA), acusando-o de lhe ter causado uma DTM, e venceu a causa.

No entanto, e apesar da abundância de estudos publicados, ainda hoje esta questão continua em aberto com defensores acérrimos de ambos os lados da “contenda”.

De um lado, estão os que defendem não existir relação funcional/disfuncional entre a ortodontia e a DTM. O seu principal argumento? A ausência de evidência cientifica. A maioria dos estudos publicados tem encontrado reduzida ou nenhuma relação entre a oclusão, a posição dos côndilos e a DTM.

Do outro lado, os que defendem a existência de uma relação estreita entra a ortodontia e a DTM. Para estes, o tratamento ortodôntico pode tratar a DTM tendo, simultaneamente, o potencial de causar DTM se incorretamente executado. Os seus argumentos? Referem que a ausência de prova cientifica não significa que esta relação não exista. Argumentam ainda que a sua observação e experiência clínica, ao longo dos anos, aponta exatamente no sentido oposto.

Este curso de fim de dia abordará a relação entre ortodontia e DTM, não no contexto de uma revisão da literatura, mas contextualizando-a do ponto de vista histórico, definindo termos e fazendo uma apresentação seletiva da investigação produzida com base na experiência do autor.

Curso ministrado por

Hélder Nunes Costa

  • Médico dentista
  • Diretor clínico do CMO Clinic
  • PhD pela Kanagawa Dental University (Japão)
  • Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Ortodontia pelo GDC (Reino Unido) e OMD (Portugal)
  • Professor de Ortodontia – Inst. Sup. Ciências Saúde Egas Moniz
  • Mestre pela Universidade do Danúbio (Áustria)
  • Pós-graduado em Ortodontia pela NYU-CD (EUA)