14 de abril
a 1 de janeiro 1970

11:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

 

Resumo do curso

Na atualidade, a reabilitação com prótese removível convencional é vista como uma segunda linha de tratamento, quer por parte do clínico, para o qual o “gold standard” é a reabilitação fixa dento ou implanto-suportada, quer por parte do doente, sugestionado por receios que se prendem com a estética, o conforto e a longevidade da reabilitação.

No entanto, por razões económicas ou biológicas, a utilização de soluções removíveis é, para muitos doentes, a única solução.

O grande desafio passa por restabelecer o equilíbrio do sistema estomatognático do desdentado parcial, procurando atingir resultados estáveis a longo prazo e com as menores consequências biológicas para os dentes pilares e para os tecidos de suporte. Na persecução destes objetivos é essencial uma criteriosa seleção dos dentes pilares, um desenho protético estratégico do ponto vista biomecânico, recurso aos materiais e técnicas mais adequados à especificidade de cada caso clínico, entre outros.

Durante a conferência, estes tópicos serão abordados de um modo sistemático e, sempre que possível, suportados pela evidência científica, focados preferencialmente na componente clínica. Será feita uma revisão dos princípios que devem nortear uma reabilitação deste género, que se inicia no momento da recolha de dados clínicos, passando pelo planeamento, procedimentos clínicos e laboratoriais e culminando com a entrega da reabilitação protética e implementação das consultas de controlo. Serão abordados problemas associados à reabilitação prostodôntica removível, suas limitações, vantagens e desvantagens.

 

Filipe Moreira

  • Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 2008
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Assistente convidado da área Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

 

 

INICIAR A INSCRIÇÃO ONLINE NAS JORNADAS DA PRIMAVERA 2017

 

 

Fotos de casos clínicos