30 de janeiro 2017

Aveiro

21:00 às 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

 

Resumo do curso

As disfunções temporomandibulares e o bruxismo são patologias prevalentes na população em geral. A necessidade de atuação clínica perante estas é fundamental, quer para o diagnóstico precoce, quer no controlo da dor e minimização das sequelas biológicas, estruturais, oclusais e funcionais decorrentes.

Na atualidade, o paradigma que deve reger a atuação clínica reflete a necessidade de uma abordagem multidisciplinar destas patologias. Os estudos relativos à etiologia e patofisiologia de cada uma têm suportado esta teoria. Tem-se verificado um distanciamento etiológico da visão periférica, centrada na oclusão, para uma realidade focalizada na importância da regulação central, a nível do SNC. Na atualidade, a prova científica reflete a necessidade de uma abordagem focalizada no modelo biopsicossocial.

Perante esta realidade coloca-se a questão de qual o real papel da oclusão nestas patologias, assim como das goteiras oclusais que a influenciam diretamente. Apesar da alteração no paradigma de abordagem destas patologias, o papel da oclusão não deve ser radicalmente descorado, mas deve ser tido em conta num contexto dinâmico e multidisciplinar. Na mesma medida, as goteiras oclusais continuam a demonstrar um papel relevante na abordagem clínica destes pacientes.

Durante este curso, o autor procurará esclarecer e apresentar a perspetiva atual do papel da oclusão no diagnóstico e abordagem terapêutica das DTM e do bruxismo, suportado na prova científica existente. Serão apresentados casos clínicos que permitam aos participantes familiarizarem-se e assimilarem noções úteis para a sua prática clínica imediata, em termos de diagnóstico, intervenção, terapêutica e manutenção.

 

Ricardo Dias

  • Médico dentista inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas com a cédula profissional nº 5448
  • Licenciado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), 2006
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética, FMUC, 2009
  • Doutorado em Ciências da Saúde, ramo Medicina Dentária, Disciplina Oclusão, FMUC, 2015
  • Assistente convidado de Prostodontia Fixa, Mestrado Integrado em Medicina Dentaria, FMUC
  • Cofundador e secretário adjunto, Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Membro da ITI – International Team Implantology e da AACD – American Academy of Cosmetic Dentistry
  • Autor e coautor de vários trabalhos científicos apresentados a nível nacional e internacional

 

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

Curso ministrado por

Ricardo Dias