28 de setembro 2015

Faro

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

As lesões traumáticas na dentição decídua são mais frequentes do que na dentição permanente e constituem um dos principais motivos de consulta em odontopediatria.

A maior incidência de traumatismos em dentição decídua, ocorre entre os 12 e os 36 meses de idade, altura em que a criança está mais exposta a quedas e em que aprende a andar.

Nesta faixa etária existem factores fisiológicos e comportamentais que predispõem mais a criança ao trauma tais como: pouca coordenação motora, curiosidade exacerbada e falta de consciência do perigo.

A maioria das lesões traumáticas em dentição decídua envolve os dentes anteriores, nomeadamente os incisivos centrais. Estas lesões estão na maioria dos casos confinadas aos tecidos de suporte, sendo as mais frequentes as luxações e as avulsões.

Devido à proximidade entre o gérmen dos dentes permanentes e a dentição decídua, as lesões traumáticas em dentes temporários poderão ter impactos negativos e gerar sequelas na dentição permanente.

O tipo de trauma, a idade da criança, o estadio de desenvolvimento dentário, a intensidade e a duração do impacto, bem como o tempo decorrente entre o trauma e a consulta, são aspectos importantes a serem considerados durante o diagnóstico, tratamento e avaliação do prognóstico do caso.

Os traumatismos dentários carecem de uma abordagem urgente e são frequentemente susceptíveis de gerar ansiedade quer nas crianças quer nos próprios pais.

Assim, estas lesões traumáticas apresentam um grande desafio para os médicos dentistas, não somente pela necessidade de um controlo psico-comportamental adequado à criança, mas exigindo conhecimentos para a realização de um diagnóstico correcto e um tratamento de qualidade.

 

200x200-ines-cardoso-martins.jpgInês Cardoso Martins

  • 2005 – Médica dentista, licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL).
  • 2007 – Pós-graduação em Sedação Consciente com M.E.O.P.A para tratamentos dentários pela Faculdade de Nancy-Metz, Universidade Henri Poincaré-Nancy 1, França.
  • 2008 – Especialização em Odontopediatria e Tratamento a Doentes com Necessidades Especiais pela Faculdade de Medicina Dentária e Estomatologia da Universidade Católica de Louvain (UCL), Bruxelas.
  • Assistente convidada do Departamento de Odontopediatria da FMDUL e Docente do curso Pós-Graduado de Especialização em Odontopediatria da FMDUL
  • 2010 – Mestrado integrado em Medicina Dentária na área de Odontopediatria

    pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL).

  • Prática exclusiva em Odontopediatria e tratamento a Doentes Especiais.
  • Membro activo da “European Academy of Paediatric Dentistry”, da “International Association of Paediatric Dentistry” e da “Sociedade Portuguesa de Odontopediatria”

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

Inês Cardoso Martins