14 de setembro 2015

Viseu

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A evolução das tecnologias em Medicina Dentária tem sido uma realidade nas últimas duas décadas. Das mais diversas ferramentas tecnológicas que têm sido desenvolvidas tenho a destacar duas, pela sua evolução e pelo grau de implementação na nossa área: as tomografias computadorizadas de feixe cónico e os sistemas de CAD-CAM.

As tomografias computadorizadas de feixe cónico (CBCT) são cada vez mais utilizadas nas diferentes áreas da Medicina Dentária, sobretudo no planeamento de: intervenções cirúrgicas, reabilitações implanto-suportadas, ortodontia, ou mesmo na endodontia.

A quantidade de informação que se obtém destes CBCT associada ao nível de radiação muito inferior às tomografias convencionais, é reveladora da mais-valia que esta tecnologia representa na Medicina Dentária, sempre que se respeitem as indicações e parâmetros de utilização.

Os sistemas de CAD-CAM, i.e., computer-aided-design / computer-aided-manufacturing, estão verdadeiramente implementados na Reabilitação Oral, sobretudo na área da Prótese Fixa, podendo ser utilizada exclusivamente pelo Médico Dentista (versão in-office) ou pelos técnicos de prótese dentária (in-lab ou milling centers).

A qualidade dos trabalhos fabricados por estes sistemas, devidamente operados e complementados pelo Médico Dentista ou pelo Técnico de Prótese Dentária, são o garante do sucesso clínico das nossas reabilitações.

Nesta apresentação procurarei demonstrar indicações, vantagens e desvantagens da utilização destas tecnologias, com um componente teórico e clínico. O primeiro fundamental para o perfeito conhecimento do seu funcionamento. O segundo essencial no conhecimento da sua aplicabilidade clínica.

 

200x200-andre-correia.jpgAndré Correia

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (2003).
  • Pós-graduado em Implantologia e Prótese Oral pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Barcelona (2004).
  • Internship em Informática Médico-Dentária no Centro de Informática Médico-Dentária da Universidade de Pittsburgh (2007).
  • Doutorado em Medicina Dentária (Área de Prótese Dentária e Oclusão) pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (2009).
  • Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
  • Professor Auxiliar Convidado do Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
  • Investigador do INEGI (FEUP).
  • Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária.
  • Fellow do International Team for Implantology.

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

 

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

André Correia