30 de maio 2015

União das freguesias de Açores e Velosa

08:00 às 17:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A cirurgia oral é a área da Medicina Dentária que contempla o estudo das inclusões dentárias. Para o diagnóstico e tratamento desta patologia é necessário um conhecimento aprofundado da etiologia, sintomatologia e complicações pré e pós-operatórias.

A inclusão dentária assume uma etiopatogenia vasta, condicionada por fatores locais, embriológicos, mecânicos ou gerais. Clinicamente pode manifestar-se de diversas formas, desde não apresentar qualquer sintoma a complicações graves que comprometem a saúde sistémica e o bem-estar do indivíduo.

Destacam-se as complicações nervosas, que compreendem as algias, as alterações tróficas , motoras e sensoriais que podem resultar em dor orofacial intensa e persistente.

As complicações infeciosas e tumorais podem atingir grandes dimensões senão identificadas atempadamente, uma vez que, na maioria dos casos o seu diagnóstico é radiográfico.

 

200x200-antonio-felino.jpgAntónio Felino

Médico Dentista. Doutorado em Cirurgia Oral pela Universidade do Porto em 1993. Membro do 1º Conselho Diretivo da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) desde 1981 até 1989. Primeiro Presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), desde 1991 a 1993. Primeiro Presidente da Comissão Científica da APMD, desde 1998 e, mais tarde da OMD até Dezembro de 2009. Professor Catedrático de Cirurgia Oral na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, desde 1999. Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto desde 2013. Especialista em Cirurgia Oral pela European Federation of Oral Surgery Societies (EFOSS). Especialista em Implantologia pela European Association of Dental Implantologists (BDIZ EDI). Membro da Comissão Científica do European Journal of Dental Implantologists (EDI). Prémio Especial Carreira 2012 da 3a Edição dos Prémios Saúde Oral.

Curso ministrado por

António Felino