4 de maio 2015

Coimbra

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

Os meios auxiliares de diagnóstico na área da Medicina Dentária evoluíram e o Médico Dentista pode valer-se de sofisticadas técnicas imagiológicas, serológicas e outras.

No entanto, na Medicina Dentária a lâmina de um bisturi e o microscópio de luz mantêm-se entre os melhores e mais frequentemente usados instrumentos de diagnóstico.

De facto, a amostra recolhida de um tecido vivo da cavidade oral confirma a maior parte dos diagnósticos realizados pelo Médico Dentista, nas áreas cirúrgicas da Medicina Dentária.

Contudo, o seu valor de diagnóstico depende da adequação do método e técnica ao tipo e localização da lesão.

O desafio que se coloca ao Médico Dentista consiste na recolha de uma amostra de tecido representativa da doença suspeita, adequada em termos de tamanho e de acondicionamento, evitando os artefactos ou distorções.

 

200x200-otilia-lopes.jpgOtília Adelina Pereira Lopes

  • Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – FMDUP em 2004;
  • Monitora do Departamento de Cirurgia e Medicina Oral da FMDUP, 2005 a 2009;
  • Atividade académica como assistente convidada, desde 2009;
  • Entre os anos de 2008 e 2012 desenvolveu um trabalho de investigação no âmbito da sua dissertação de doutoramento intitulada “Estado de saúde oral em doentes transplantados renais”, e conducente ao grau de doutor em Medicina Dentária pela FMDUP, que obteve em 2012.
  • A sua atividade científica pauta-se pela participação em projetos nacionais e internacionais, publicações em revistas da especialidade, conferências e cursos.

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

 

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

Otília Adelina Pereira Lopes