28 de abril 2014

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

O tratamento periodontal não cirúrgico, também designado por tratamento periodontal básico, constitui o primeiro procedimento na sequência cronológica da terapia periodontal.

Tem por objectivo eliminar ou alterar a etiologia microbiológica e os factores de risco que contribuem para o desenvolvimento das doenças periodontais, de modo a parar a progressão e retomar o estado de saúde periodontal.

Para além do estabelecimento de uma rotina diária personalizada de controlo de placa bacteriana, inclui entre outros, a remoção de cálculos, a correcção das restaurações dentárias deficientes e o tratamento de lesões de cárie, independentemente da extensão e da gravidade da doença periodontal presente.

Esta fase termina com a reavaliação dos parâmetros clínicos de saúde periodontal, altura em que se estabelecem os tratamentos subsequentes. Para algumas situações clínicas, esta fase representa a preparação de uma fase cirúrgica posterior, enquanto que noutros casos será a única fase necessária para restaurar a saúde periodontal.

Estudos clínicos demonstram que o sucesso a longo prazo do tratamento periodontal depende predominantemente da manutenção dos resultados alcançados na fase inicial da terapia e nem tanto nos procedimentos cirúrgicos específicos.

Através da discussão de alguns artigos de referência e a apresentação de casos clínicos, pretende-se que o médico dentista reveja conceitos fundamentais do tratamento periodontal não cirúrgico e aumente as suas competências no delinear do plano de tratamento mais adequado a cada caso clínico.

 

Isabel Poiares Baptista

  • Médica dentista, licenciada pela FMDUL em 1989
  • Doutoramento na especialidade de patologia e cirurgia, ramo periodontologia pela FMUC em 2006
  • Professora auxiliar da FMUC
  • Presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes

 

Curso ministrado por

Isabel Poiares Baptista