19 de abril 2014

Loulé

10:00 às 11:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Na prática clínica em Medicina Dentária é importante diferenciar quais os pacientes em dentição mista que têm indicação para tratamento Ortodôntico e Ortopédico maxilo-mandibular.

Também descritos como tratamentos Ortodônticos intercetivos, as abordagens realizadas ou iniciadas nesta fase da dentição têm como objetivo não só a correção completa ou parcial de discrepâncias esqueléticas e dentárias diminuindo a probabilidade de piorarem ou interferirem com o crescimento, mas também podem contribuir para uma melhoria da função (mastigação, fala, respiração), controlo de hábitos (sucção do dedo ou lábio) e auto-estima.

O intervalo temporal da dentição mista geralmente coincide com fases de maturação esquelética aconselhadas para correção de determinadas discrepâncias das bases ósseas, pelo que se a abordagem terapêutica for realizada durante estes períodos de maturação óssea a resposta ortopédica é otimizada sendo também o resultado mais estável a longo prazo.

A apresentação vai ter como objetivos: clarificar as indicações para tratamento em dentição mista, realçar com base na literatura científica o que se sabe sobre a importância e vantagens de realizar determinados procedimentos Ortodônticos e Ortopédicos nesta fase da dentição e rever opções terapêuticas que podem proporcionar resultados clínicos previsíveis.

O trabalho vai ser complementado com apresentação de casos clínicos.

 

Bruno Bascuinho

  • Médico dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa – 2003
  • Pós–graduação em ortodontia pela Universidade de Nova Iorque – 2003 a 2005
  • Curso pós-graduado de especialização em ortodontia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa – 2010 a 2013
  • Prática exclusiva em ortodontia
Curso ministrado por

Bruno Bascuinho