30 de janeiro 2012

21:00 às 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

O diagnóstico endodôntico é, como em qualquer campo das Ciências da Saúde, um dos momentos mais importantes e complicados da consulta de Medicina Dentária, principalmente quando o paciente recorre à consulta numa situação de urgência. Estes pacientes vêm normalmente numa situação de grande ansiedade e muitas vezes não conseguem identificar correctamente o dente que origina a dor dentária.

Assim, o principal objectivo da consulta de urgência é a correcta identificação do ou dos dentes causadores do processo inflamatório e/ou infeccioso, a limpeza e/ou drenagem dos canais e a prescrição da medicação adequada ao diagnóstico estabelecido. A experiência do Médico Dentista e o saber escutar o paciente são essenciais para o estabelecimento de um correcto diagnóstico e a elaboração do plano de tratamento adequado.

caso-20120130bNo entanto, esta tarefa nem sempre é fácil, como todos nós ao longo da nossa actividade profissional temos vindo a comprovar.

O facto de a polpa dentária não ser um órgão visível nem palpável, tendo apenas terminações nervosas nociceptivas associado ao facto da percepção da dor ser muito diferente de paciente para paciente e a frequente existência de patologia periapical sem dor explica esta nossa dificuldade.

No entanto, nos últimos anos, tem havido um grande desenvolvimento científico e tecnológico pondo ao dispor do médico dentista uma série de novas tecnologias que nos permitem ajudar a obter um diagnóstico mais preciso.

 

Natália Pestana de Vasconcelos200x200-natalia-pestana-vasconcelos

  • Médica Dentista, licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), 1997
  • Mestre em Saúde Oral Comunitária pela FMDUP, 2001
  • Assistente do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na FCS, UFP
  • Docente das unidades curriculares de Endodontia, Medicina Dentária Conservadora e Clínica Integrada na FCS, UFP
  • Apresentação de comunicações e posters em Congressos Nacionais e Internacionais
  • Autora de publicações em revistas científicas Nacionais e Internacionais

 

facebook

Curso ministrado por

Natália Pestana de Vasconcelos