Apresentação

Do Congresso OMD 2003 rumo ao Euro 2004

O que fazia Gilberto Madaíl na sessão solene do XII Congresso da OMD? O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do Conselho de Administração do Euro 2004 participou no encontro anual dos médicos dentistas para cumprir um objetivo que aliava futebol e medicina dentária. O protocolo de colaboração para a prestação de cuidados de saúde oral marcava o arranque oficial do Congresso de 2003 e de um projeto em que, num futuro muito próximo, as duas entidades iriam assegurar uma rede adequada de prestadores de serviços de medicina dentária aos participantes do Campeonato Europeu de Futebol.

Aliás, quem vivenciou esta época certamente se recorda que foi também nesse ano que a OMD organizou o I Fórum de Medicina Dentária Desportiva, onde alertava para o impacto da saúde oral na prática desportiva profissional e amadora. Portanto, quando em 2003, no Europarque (Santa Maria da Feira), perante «casa cheia», a OMD aderia ao Euro2004, este momento era o culminar dessa aposta na promoção da importância da medicina dentária no desporto. Neste congresso, a Ordem contabilizava mais de 4.300 profissionais ativos e comprometia-se que em cada jogo e estádio haveria um médico dentista! Um ano mais tarde, a OMD viria a assinar um protocolo com o Comité Olímpico Nacional para acompanhar igualmente os atletas envolvidos no Projeto Olímpico para as Olimpíadas de Atenas 2004.

A importância da prevenção e promoção da saúde saiu reforçada com a abertura do Congresso à sociedade civil, através da criação da “Sala Filantrópica”, com o tema “Saúde e Higiene Oral”, destinada a grupos de crianças, idosos e deficientes. Nesta edição, mais de 300 “mini-congressistas”, com idades entre os 4 e os 5 anos, oriundas de vários infantários, participaram numa sessão dedicada à aprendizagem de métodos de escovagem, educação alimentar e boas práticas em saúde que, de uma forma lúdica, alertava para a importância da saúde oral. E, para tal, foram desenvolvidas ações como o teatro de fantoches, a apresentação interativa, a mímica musical e a bancada prática de escovagem.

Um passo à frente

De 13 a 15 de novembro, quase 2.300 congressistas passaram pelo Europarque e mais de 1.200 participaram na Expo-Dentária. A criatividade das comissões organizadora e científica refletiu-se na organização do sorteio do cartão de pré-inscrição para o congresso de 2004 para três participantes e do passaporte-expo para um visitante. E, como não podia deixar de ser, surgiram algumas ideias inovadoras que alteraram por completo a dinâmica dos congressos. Para executá-las, o site da OMD foi renovado, passando a disponibilizar inscrições e submissões de trabalhos científicos online, a consulta do programa científico, dos acessos ao Europarque e de dados sobre a Expo-Dentária. Numa clara aposta na divulgação internacional, pela primeira vez o caderno do congresso era bilingue e estava disponível no site para download.

João Carlos Ramos, presidente da Comissão Organizadora, relembra esta edição como “uma experiência única e inolvidável do ponto de vista profissional e humano” e recordou no Livro dos 15 Anos de Congressos, “com emoção ainda, a participação da sociedade civil (os espectadores especiais, as crianças, os seniores, os educadores, os monitores, os familiares…os sorrisos)”.

Programa multidisciplinar

Os participantes no XII Congresso da OMD depararam-se com uma mostra científica, repartida por 16 conferencistas internacionais, mais de 50 nacionais e 154 comunicações livres e pósteres, muitas delas provenientes de universidades estrangeiras. O fórum de Dentisteria foi o mais concorrido, ao agregar três conferencistas do top 10 da dentisteria mundial: Franklin Tay, Jorge Perdigão e Luís Narciso Baratieri.

No ano em que foram aprovadas as alterações ao Estatuto da OMD, a organização optou por criar no evento um espaço dedicado a uma sessão de esclarecimento sobre este assunto, que contou com a presença do bastonário e do Conselho Diretivo da OMD. Também a Expo-Dentária, que decorreu paralelamente ao Congresso, reuniu mais de 250 stands, distribuídos por uma área de cerca de 7500 m2 e com períodos de visita que foram alargados até às 20h. Um cenário idêntico ao dos dias de hoje, cuja diferença está na dimensão da área de exposição, que cresce anualmente.

 

Reveja os momentos que marcaram o XII Congresso da OMD, na página de Facebook da OMD.