Fernando Ferreira

Citologia no rastreio e diagnóstico do cancro oral – um novo método

Licenciado em Medicina Dentária e em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica.

Doutorado pela Universidade de Barcelona.

Pós-Graduado em Medicina Legal.

Diretor do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Coordenador da Licenciatura em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.

Membro dos Conselhos Científicos do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte e do Instituto Politécnico da Saúde Norte.

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CESPU.

Membro da Comissão Pericial da Ordem dos Médicos Dentistas.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Saúde oral e saúde em geral

2012/11/09 10:00 – 2012/11/09 10:30 | 3

Resumo da apresentação

A citologia no âmbito do diagnóstico e rastreio do cancro oral apresenta uma enorme potencialidade, embora seja pouco usada atualmente.

À semelhança do que acontece com outras patologias, também no cancro oral a citologia é a mais importante ferramenta de rastreio e diagnóstico precoces.

É um método de excelência para aplicar a lesões suspeitas ou programas de rastreio. Com uma nova técnica agora proposta, os processos são substancialmente mais rápidos, fáceis e económicos.

Trata-se de uma técnica não invasiva, sem recurso ao laboratório tradicional permitindo um diagnóstico seguro e com uma excelente relação custo-benefício, ao contrário de outros métodos conhecidos.