Ricardo Dias

Bruxismo – implicações clínicas na reabilitação implanto-suportada

Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) – 2006

Pós-Graduação em Reabilitação Oral Protética pela FMUC – 2009;

Aluno de Doutoramento da FMUC;

Assistente Convidado da disciplina de Prótese Fixa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e da Pós-Graduação em Reabilitação Oral Protética da FMUC

Curso de Formação Contínua em Implantologia – 2007

Membro da International Team of Implatology (ITI) e Membro da American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD);

Autor e co-autor de vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Oclusão

2014/11/06 15:15 – 2014/11/06 16:00 | Auditório B

Resumo da apresentação

Os pacientes com bruxismo são uma realidade frequente na prática clínica diária. O médico dentista é confrontado com particularidades biológicas e mecânicas diferenciadas, tendo necessidade de proceder à sua integração e interpretação em todas as fases do processo reabilitador.

O bruxismo é uma realidade transversal a todo o tipo de pacientes, frequentemente conotados como “de elevado risco” e motivo de exclusão em estudos clínicos, nomeadamente de reabilitçaão com implantes.

Contudo este “risco” pode, mais que a patologia por si só, ser expressão do subdiagnóstico e subvalorização clínica de sinais e sintomas. Estes sim constituem uma realidade “perigosa e imprevisível” traduzida em insucessos e fracassos pós-reabilitação.

Numa perspectiva reabilitadora, com o objectivo de restituir o equilíbrio neuromuscular e capacidade funcional perdida ou diminuída, a reabilitação com implantes é uma hipótese de tratamento solicitada pelos nossos pacientes, incluindo os bruxómanos.

É fundamental, particularmente no caso destes, proceder a uma correcta avaliação e diagnóstico primários, planeamento criterioso, procedimentos restauradores adequados e definição de protocolo de acompanhamento.

Nesta apresentação, o autor abordará a especificidade da reabilitação implanto-suportada no paciente bruxómano, numa perspectiva multidisciplinar e fundamentada no conceito biopsicosocial. Mecanismos de diagnóstico, particularidades no planeamento, características do implante, protocolos de carga, componentes protéticos, tipo de prótese, materiais utilizados, determinantes oclusais, protocolos de acompanhamento e fracassos/insucessos mais frequentes serão explanados durante a apresentação.