Marga Ree

Conhecendo o desafio de tratar dentes comprometidos

Médica dentista licenciada pela universidade de Amsterdam(1979)

Membro do departamento de cariologia /Periodontologia(1979-1984)

Docente na clinica dentária da Universidade de Amsterdam

Master em endodontia (1998-2001)

Autora de varios artigos de jornais nacionais e internacionais e contribuiu para inumeros livros de endodontia e dentisteria

Prática exclusiva em endodontia em Purmerend desde 1980

Nacionalidade: Holanda

Área científica: Endodontia

2012/11/09 09:00 – 2012/11/09 12:30 | B

Resumo da apresentação

Com o uso da tecnologia moderna e materiais biocompatíveis, tornou-se possível tratar com sucesso dentes endodonticamente comprometidos.

A recente introdução da tomografia computadorizada cone-beam permite tridimensionalmente a avaliação das lesões endodônticas, obstruções intra-canalares e a morfologia do canal, o que se tornou um recurso extremamente valioso para o planeamento do tratamento endodôntico.

No entanto, o plano de tratamento posterior à restauração desempenha um papel importante nas decisões endodônticas. Esta apresentação irá abordar vários aspetos de retratamento, na gestão do particular, de acidentes iatrogénicos, e o subsequente processo para um núcleo.

Os tópicos incluem a remoção do metal e reforçados de fibra, remoção de cones de prata, instrumentos fraturados, instrumentos de reparação de perfuração e de pós colocação e núcleo.

Vários casos clínicos com follow-up serão discutidos para ilustrar a tomada de decisões e de procedimentos de tratamentos atuais. Em conclusão, os participante devem ficar aptos a:

  • Descrever o procedimento clínico para a remoção de um espigão de fibra de compósito e a posterior colocação de um núcleo de adesivo com ou sem espigão,
  • Determinar a viabilidade da remoção do instrumento e descrever os métodos atuais para a remoção de instrumentos fraturados.
  • Descrever o procedimento clínico para reparar uma perfuração e compreender os fatores determinantes do prognóstico.