Ana Vieira

Desgaste dentário erosivo: Em busca de estratégias preventivas

Ana Vieira formou-se em Engenharia Química (1998) e Medicina Dentária (2003) pela Universidade de Groningen, na Holanda.

A sua tese de doutoramento (2006) abordou os potenciais efeitos preventivos de aplicações tópicas de produtos de Flúor no desgaste dentário erosivo.

Foi professora assistente na Universidade de Groningen entre 2006 e 2010.

Actualmente é investigadora convidada nas Universidades de Groningen e Nijmegen e pratica clínica privada em Portugal.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Cariologia e medicina dentária preventiva

2012/11/08 09:30 – 2012/11/08 10:30 | 2

Resumo da apresentação

Erosão dentária é a perda irreversível de tecidos da superfície externa dos dentes, causada por ácidos de origem não bacteriana, que pode resultar um desgaste considerável quando combinada com factores mecânicos na cavidade oral.

A melhor forma de travar a sua progressão é reduzir a frequência de ataques ácidos. No entanto isto pode ser tarefa árdua em pacientes com desordens gastro-intestinais ou pacientes pouco cooperantes nos quais a causa seja uma dieta acídica. Um diagnóstico precoce é essencial para estabelecer medidas de prevenção adequadas.

Para tal, um bom índice de avaliação de desgaste dentário tal como o BEWE é indispensável. Apesar de ainda faltar alguma evidência clínica para o mecânismo de actuação dos produtos tópicos de Flúor na prevenção da erosão, vários estudos recentes têm sugerido o seu papel promissor neste processo. Uma visão global dos vários produtos/terapêuticas será abordado nesta apresentação.