Tratamento cirúrgico simultâneo da comunicação oroantral e da sinusite maxilar odontogénica

Póster > Revisão > Cirurgia oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 144

Inês Mota

Universidade do Porto

Inês Guerra Pereira

Introdução: A comunicação oroantral é uma complicação frequente na prática clínica do médico dentista. A persistência desta condição e o seu diagnóstico e tratamento tardio podem desencadear a ocorrência de patologia sinusal odontogénica associada.

Objetivos: Contribuir para o conhecimento da sinusite maxilar odontogénica e alertar os médicos dentistas da importância do tratamento da patologia sinusal para o sucesso do tratamento da comunicação oroantral.

Materiais e métodos: Foi efetuada uma revisão da literatura com recurso a bases de dados internacionais e nacionais como a PUBMED, Science Direct e B-on. Foram incluídos artigos de 1936 até ao presente. Desenvolvimento: A eleição da técnica cirúrgica mais adequada para o tratamento da comunicação oroantral depende de diversos fatores. A associação das técnicas cirúrgicas do tratamento da sinusite maxilar odontogénica e da comunicação oroantral tem permitido obter seios maxilares livres de infeção e o encerramento do defeito sem recidivas, revelando ser uma técnica vantajosa face às técnicas convencionais.

Conclusão: A abordagem cirúrgica numa única sessão operatória para o encerramento da comunicação oroantral e tratamento simultâneo da sinusite maxilar odontogénica é uma tendência recente na investigação científica nesta área. Devido às elevadas taxas de sucesso e às reduzidas complicações pós-operatórias, descritas na literatura, esta abordagem é uma opção a considerar no tratamento da comunicação oroantral.

Palavras-chave: “Comunicação oroantral”, “Sinusite odontogénica”, “Enxerto de tecido adiposo oral”, “Operação de Caldwell-Luc”, “Endoscopia Funcional Sinusal”