Pulpotomia de dentes decíduos com cimento de Portland

Póster > Revisão > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 142

Edvan Gomes

Rita Rodrigues
Manuela Crespo
Cátia Carvalho Silva
Cristina Cardoso Silva

Introdução: A pulpotomia é um tratamento endodôntico conservador muito comum para dentes decíduos com grande extensão de cárie com atingimento da polpa coronária. Este tratamento tem como objetivo preservar a polpa radicular ou parte dela. Vários materiais e técnicas têm sido empregues na realização de pulpotomias, cada um com a sua finalidade e as suas limitações.

Objetivos: O principal objetivo desta revisão foi analisar a possibilidade terapêutica da utilização do cimento de Portland na realização de pulpotomias em dentes decíduos e compreender os mecanismos de ação do material assim como as suas propriedades físicas e químicas que o tornam apropriados para tal procedimento.

Materiais e Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada entre os meses de maio e julho de 2015 nas bases de dados PubMed e B-on. Foram selecionados artigos publicados entre os anos 2000 e 2015, estudos realizados in vitro e in vivo em humanos e em animais, artigos redigidos em língua inglesa, espanhola ou portuguesa e com resumo disponível. Também foram consultados livros e teses.

Palavras-chave: portland cement, pulpotomy, vital pulp therapy, primary teeth pulpotomy

Resultados/Conclusão: Tendo como base a literatura utilizada para desenvolver a dissertação, chegou-se à conclusão que o cimento de Portland é um material económico, de fácil acesso e tem demonstrado bons resultados ao nível biológico e com elevado sucesso clínico e radiográfico, sendo por isso recomendável a sua utilização em pulpotomias de dentes decíduos.