Mucocelo de extravazamento – Relato de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 110

Tiago Damas de Resende

Rita Cerqueira
Marco Martins
Luís Monteiro
Fernando Figueira

Descrição do Caso: Paciente, do sexo masculino, apresentou-se à consulta de medicina oral, referindo a presença de um “papo no lábio”. O utente referiu que a lesão apareceu há mais de um mês e com períodos de maior ou menor volume. Afirma não ter nenhuma patologia associada, bem como não realizar medicação regularmente. Ao exame objetivo, verificamos a presença de uma tumefação no lábio inferior, cor azul transparente com 1-cm de maior diâmetro. Apresentava consistência mole e indolor à palpação não desaparecendo à digitopressão. O diagnóstico presuntivo foi mucocelo. Procedeu-se a sua excisão com laser de CO2. O resultado histopatológico revelou mucocelo de extravazamento. Não ocorreram complicações associadas ao tratamento nomeadamente recidiva nas consultas de seguimento.

Discussão: O mucocelo caracteriza-se clinicamente como uma lesão indolor, de cor azulada e com tamanho variável. Apresenta maior incidência em crianças ou jovens, sendo associada a episódios traumáticos, principalmente das glândulas salivares minor. A literatura descreve diferentes abordagens terapêuticas incluindo a sua excisão completa, marsupialização, remoção com laser ou crioterapia. A excisão com laser de CO2 oferece, um conjunto de vantagens, permitindo uma excisão rápida, através de uma técnica simples, sem necessidade de suturar a lesão e com resultados estéticos consideráveis.

Conclusão: O médico dentista deve estar atento para este tipo de lesões, visto que só são detetadas com uma visão global da cavidade oral e uma boa anamnese. A excisão da lesão com laser de CO2 surtiu efeito, num processo com reduzida dor ou inflamação pós – operatória e com resultados estéticos assinaláveis.