Osteomielite crónica do maxilar superior direito

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 108

Susana Pereira Lopes

Horácio Costa
Horácio Zenha

Palavras-chave: Osteomielite crónica, maxilar, enxerto osteomuscular, reabilitação oral

Descrição: Paciente do sexo feminino, caucasiana, 32 anos, reencaminhada para o Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Craneomaxilofacial do CHVNG/E devido à presença de lesões osteolíticas assintomáticas, após remoção de quistos odotogénicos e enxerto ósseo sintético. Realização de TAC e diagnóstico de osteomielite crónica do maxilar superior direito. Efetuada maxilectomia direita (tipo IIb), englobando os dentes de 18 a 22, incluindo a tuberosidade maxilar. Reconstrução com retalho livre osteomuscular de crista ilíaca esquerda quimérico com músculo oblíquo interno. Boa evolução pós-operatória com resolução do quadro infecioso, e boa consolidação óssea num follow-up a 3 anos. Reabilitação oral da zona intervencionada com implantes dentários.

Discussão: A osteomielite crónica caracteriza-se pela destruição óssea e formação de tecido de granulação, podendo aparecer como consequência de lesões ósseas localizadas ou de um sistema imune debilitado. Radiograficamente é visível a perda óssea. No presente caso clínico, procedeu-se à exérese da lesão com amplas margens garantindo a total excisão da mesma. Realizou-se a reconstrução osteomuscular no mesmo tempo cirúrgico, permitindo uma recuperação da paciente a nível funcional. Esta técnica inovadora permite a incorporação de tecido ósseo no retalho livre, permitindo a utilização de implantes no processo de reabilitação oral, algo que até agora era impossível.

Conclusão: A medicina dentária é fundamental no diagnóstico e reabilitação de pacientes com patologias da cavidade oral. A técnica cirúrgica apresentada permite uma reabilitação oral total, restituindo a função mastigatória e fonética, até então muito comprometidas, constituindo uma mais valia no seu tratamento.