Comportamento da tríade; pais, equipa e médico dentista face ao tratamento curativo

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 098

Cristiane Soares Martins

Daniela Rios

Resumo: O objetivo principal do tratamento dentário na primeira infância é a manutenção da saúde oral por meio da introdução de medidas preventivas por parte dos pais e profissionais. No entanto, existem bebés que não têm acesso a programas preventivos e desenvolvem a cárie dentária, nestes casos, há necessidade do tratamento curativo, bastante diferente do tratamento de crianças em idade escolar. O tratamento curativo também pode ser necessário em decurso do traumatismo dentário. O objetivo do presente trabalho é mostrar as particularidades do tratamento curativo em bebés por meio de relatos de casos clínicos.

Serão abordados os aspectos psicológicos dos pais e/ou responsáveis, das crianças e dos profissionais; as adaptações dos procedimentos, técnicas e instrumentos para uma correta realização do tratamento pelo médico dentista; e a organização e trabalho da equipa auxiliar.

Pode-se concluir que os pais devem estar preparados psicologicamente, os médicos dentistas ou odontopediatras e assistentes dentários devem ter conhecimento técnico-científico para realizarem o tratamento curativo em bebés. Além disso, no caso de bebés com cárie precoce da infância deve ser priorizada a educação e orientação dos pais para o estabelecimento de medidas preventivas, para que estas crianças não desenvolvam cárie na dentição permanente.