Síndrome de Down e patologia periodontal – A propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 096

Sofia Baptista

Elisa Laranjo
Cristina Areias
Ana Alves Norton
David Casimiro de Andrade

Descrição: Paciente do género feminino de 27 anos, com Trissomia 21, compareceu na consulta de Especialidade de Odontopediatria da FMDUP com odontalgia associada ao dente 25 e significativa inflamação gengival depois de 11 anos sem comparecer na consulta de medicina dentária. Após avaliação clínica e radiográfica, de forma a obter um correto diagnóstico, o tratamento incluiu cirurgia, dentisteria restauradora e procedimentos preventivos, tendo sido dada especial atenção à condição periodontal da paciente. Foram aconselhados controlos periódicos a cada 6 meses para controlo da saúde periodontal.

Discussão: O risco aumentado de doença periodontal é um dos achados clínicos mais comuns associados a esta síndrome, iniciando-se numa gengivite que rapidamente evolui para um colapso periodontal generalizado, revelando um impacto negativo na qualidade de vida destes indivíduos. A maioria dos pacientes com Trissomia 21 têm periodontite antes dos 35 anos, sendo este o principal motivo da perda dentária nesta população.

Conclusões: A reação inflamatória exagerada nos tecidos periodontais destes pacientes não pode ser apenas explicada pela acumulação de placa bacteriana, já que caracteristicamente apresentam número reduzido de linfócitos T e alteração na função leucocitária. Estudos recentes estão a evoluir no sentido de pesquisar componentes salivares específicos que influenciam a saúde periodontal nestes indivíduos. Desta forma, o controlo médico dentário regular apresenta-se como uma ferramenta fundamental para a prevenção da doença periodontal.

Palavras-chave: “Síndrome de Down”, “Pacientes especiais”, “Doença periodontal”, “Trissomia 21”, “saliva”, “prevenção”