Dente supranumerário enquanto barreira à erupção de incisivo central – Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 095

Elisa Laranjo

Cristina Areias
Sofia Baptista
Ana Alves Norton
Ana Paula Macedo

Descrição: Caso clínico de criança de 8 anos, género masculino, caucasiana, sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes, encaminhada para a consulta de Especialização em Odontopediatria da FMDUP por ausência de dente incisivo central superior. Ao exame oral verificou-se espaço edêntulo na zona do dente 21 e detetado ao exame radiográfico a presença de dente supranumerário entre os incisivos centrais superiores (mesiodens) a impedir a erupção do dente 21. Será feita a descrição do caso, desde uma primeira abordagem cirúrgica de remoção do mesiodens, o acompanhamento e uma frenectomia labial superior, até à erupção do dente impacto.

Discussão: Os mesiodens podem ocorrer individualmente ou como múltiplos e uni ou bilateralmente. Interferem frequentemente com a erupção e o alinhamento dos incisivos, atrasando ou impedindo a erupção destes, causando erupção ectópica ou rotações. As complicações menos frequentes incluem dilaceração das raízes em formação, reabsorção radicular, perda de vitalidade dentária, erupção do mesiodens na cavidade nasal ou desenvolvimento de quisto dentígero.

Conclusões: Um atraso, uma ectopia ou uma assimetria na erupção dos incisivos centrais é um sinal de alerta para a possibilidade de um mesiodens, devendo ser feitos exames radiográficos para auxílio de um diagnóstico precoce. A extração de um mesiodens durante a fase de dentição mista facilita a erupção espontânea e o alinhamento dos incisivos, minimizando os possíveis efeitos adversos e a necessidade de tratamento ortodôntico.

Palavras-chave: Dente supranumerário, mesiodens, odontopediatria, impactação dentária, remoção cirúrgica