Incisivos centrais superiores inclusos – Um Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 092

Cátia Ferreira da Silva

Carlos Amorim
Rui Pereira
Helena Rebelo

Palavras-chave: “Flap Technique for Impacted Teeth”; “Apical positioned flap” ; “Impacted incisors”; “Orthodontic traction impacted teeth”; “Management of Unerupted Maxillary Incisors”; “Surgical Treatment of Retained Teeth”

Descrição do caso clínico: Paciente do género masculino, 15 anos, ASA I, cujo motivo da consulta era corrigir a situação edêntula na região ântero-superior. Apresentava classe II molar e canina e os incisivos centrais superiores inclusos devido à presença de odontoma composto na região anterior da maxila e perda de espaço por mesialização dos 12 e 22.

Foi realizada a exérese do odontoma previamente à avaliação ortodôntica, mas a inclusão dentária manteve-se. Procedeu-se à colocação de aparelho fixo bimaxilar, tração extraoral e extraiu-se os primeiros premolares superiores com abertura do espaço entre os incisivos laterais. No dente 11 foi realizado um retalho de reposicionamento apical, cimentação de bracket ortodôntico e tracção; no dente 21, devido à sua localização mais apical, procedeu-se à exposição, cimentação de botão e encerramento do retalho na totalidade, sendo posteriormente feita a tração. Após 8 meses foi possível observar a emergência da peça dentária com ausência de banda de gengiva queratinizada, havendo indicação para a realização de enxerto.

Discussão: A prevalência da inclusão de incisivos centrais superiores é rara, entre 0,06%-0,2% (Grover e Lorton, 1985). A exposição e a tração de dentes inclusos resulta normalmente da combinação entre cirurgia e ortodontia.

Conclusões: A tração ortodôntica é uma opção viável no tratamento de dentes inclusos. A padronização da técnica cirúrgica é difícil, pois depende de múltiplos fatores.