Reabilitação maxilar com cirurgia guiada – Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 088

José Camelo Ferreira

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Eugénio Miguel Zeferino Pereira

Descrição do caso clínico: Paciente de 63 anos de idade, ASA I, com a falta de retenção da dentadura superior. Após cuidadosa avaliação intraoral, realizou-se um cone beam. A posição dos implantes foi planeada com software de simulação 3D por computador e os dados enviados para confeção de uma guia cirúrgica. Numa primeira fase, sob anestesia local, fixou-se a guia cirúrgica e instalaram-se os implantes através de um kit de perfuração para guia cirúrgica, permitindo a colocação da reabilitação protética provisória, e colocação da reabilitação definitiva após 5 meses. Aos 5 anos, na visita de controle, confirmou-se a funcionalidade e estabilidade estética da reabilitação.

Discussão: A instalação de implantes dentários e posterior colocação de próteses temporárias imediatas após extrações, tornou-se uma modalidade de tratamento aceite pela comunidade científica. Para além do fator funcional, o procedimento cirúrgico numa única fase cirúrgica, apresenta uma elevada componente estética, aliviando os problemas psicológicos dos pacientes. A cirurgia guiada ganhou notoriedade, pois tem como fator o resultado final estético de uma reabilitação imediata pré-fabricada e totalmente adaptada, proporciona ao paciente grande conforto, além de dispensar a necessidade de realização de retalhos cirúrgicos.

Conclusão: A utilização de um cone beam (TC) para planificação cirúrgica 3D e realização de uma guia cirúrgica, permitiu a instalação dos implantes com exatidão real na cirurgia e colocação da reabilitação protética provisória bem adaptada. Após cinco anos, os implantes dentários e a reabilitação protética definitiva apresentavam estabilidade funcional e estética.