Matriz personalizada para DME

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 081

Ricardo Henriques

Vanessa Carneiro

Descrição do caso: Dente 36 com cárie interproximal (distal) profunda. Foi executada elevação de margem profunda (DME) com matriz “banana” individualizada para dar o perfil de emergência correto ao dente, permitindo a preservação do mesmo sem recurso a aumento da coroa clínica.

Discussão: A dificuldade em preservar estrutura dentária em dentes já muito destruídos, leva muitas vezes a opções de tratamento em que o remanescente dentário é ainda mais extirpado ou até mesmo totalmente removido seguido da colocação de próteses. A DME (deep margin elevation ou elevação de margem profunda) é uma opção que permite preservar tecido dentário e mesmo peças dentárias, mas é, em casos de maior destruição tecidual, de alta dificuldade técnica. Para simplificar o procedimento o autor propõe a individualização da matriz na zona interproximal, o controlo radiográfico no momento da colocação da matriz, o uso de ampliação e de espelhos com boa reflexão de imagem.

Conclusões: A preservação de tecido dentário natural e a imitação do mesmo (biomimética) é atualmente dos objetivos mais valorizados na reabilitação oral. A DME é um recurso válido para restaurar dentes muito destruídos. A dificuldade técnica pode ser reduzida utilizando matrizes, instrumentos e técnica adequadas.

Palavras-chave: DME, Biomimética, Perfil de Emergência, Elevação de margem profunda, Matriz banana, Matriz para DME, Matriz personalizada, Matriz individualizada, Preservação do tecido dentário