Microinfiltração profunda de manchas brancas

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 080

Rebeca Forray de Barros

Joana Garcez
Lígia Lopes da Rocha
Paulo Campos

Descrição do caso clínico: Será apresentado um caso clínico de uma paciente do sexo feminino, de 20 anos. A paciente encontrava-se insatisfeita com as manchas brancas e amareladas nos seus incisivos centrais superiores (11 e 21). O diagnóstico de hipomineralização incisivo-molar foi realizado com base no exame clínico visual de características específicas como alterações da cor e da opacidade e, a presença de manchas nos primeiros molares. Foi feita a avaliação da profundidade das lesões dos incisivos centrais através da transiluminação com fotopolimerizador. O tratamento consistiu na realização de um branqueamento dentário total seguido da microinfiltração profunda por resina das lesões de mancha branca presentes nos incisivos.

Discussão: A hipomineralização incisivo-molar é definida pela interrupção da função dos ameloblastos durante a fase de maturação do dente, apresentando assim uma estrutura menos densa de prismas de esmalte e cristais de apetite frouxos. Como tem sido descrito na literatura, a técnica de microinfiltração, representa uma abordagem conservadora, com resultados estéticos satisfatórios e está suportada por alguns estudos que revelam um bom follow-up. O método consiste na utilização de uma resina de baixa viscosidade fotopolimerizável que atua por capilaridade. Manchas de tamanho médio a grande e profundas, podem exigir a utilização complementar de métodos abrasivos mecânicos.

Conclusão: Os resultados estéticos alcançados foram bastante satisfatórios. Podemos considerar que em casos clínicos de manchas profundas esta técnica apresenta resultados promissores e com elevada estética.

Palavras-chave: Hipomineralização incisivo-molar, manchas brancas, esmalte, microinfiltração, lesões não cavitadas, molar, incisivo