Atitude dos médicos dentistas na suspeita de lesões malignas da cavidade oral

Póster > Investigação > Patologia Oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 077

Mafalda Coelho

Pedro Ferreira Trancoso
Alexandra Arcanjo

Introdução: O cancro oral(CO) é o 6º tumor maligno mais comum sendo que 95% são carcinomas espinocelulares. O consumo de tabaco e álcool e a infeção por Vírus do Papiloma Humano são os agentes etiológicos mais frequentemente implicados. O diagnóstico baseia-se na biopsia de lesões suspeitas apesar do desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico.

Objetivos: Pretendeu-se investigar o grau de conhecimento sobre CO dos médicos dentistas(MD) e avaliar a atitude perante a suspeita de uma lesão maligna.

Materiais e métodos: Estudo quantitativo do tipo descritivo e transversal realizado através de aplicação de um questionário online que avaliou o conhecimento geral do MD relativamente ao CO,meios auxiliares de diagnóstico e atitude dos clínicos na suspeita de lesão potencialmente maligna. Obtiveram-se 324 respostas. Os dados foram sujeitos a testes de Qui-Quadrado e teste de Kruskal-Wallis e tratados com software IBM©SPSS©Statistics.

Resultados: O estudo demonstrou que os MD possuem conhecimentos fundamentais sobre CO tendo na sua maioria identificado os fatores de risco tradicionais e características clínicas das lesões suspeitas. Apenas 22% admite realizar biopsia optando preferencialmente pela técnica excisional. Ao analisar variáveis como “anos de experiência clínica” e “obtenção de estudos pós-graduados”, verifica-se que os profissionais apresentam conhecimentos muito semelhantes entre si, não existindo diferenças significativas.

Conclusões: Os inquiridos apresentam conhecimentos teóricos corretos mas poucos realizam biopsia. É possível concluir que os clínicos tendem a efetuar este procedimento cirúrgico de acordo com o aumento dos anos de experiência clínica.

Implicações Clínicas: Para melhorar a capacidade de intervenção precoce no CO é necessário investir no aumento das capacidades cirúrgicas dos estudantes de medicina dentária.

Palavras-Chave: “Oral Cancer”,“OSCC”,“Diagnosis”,“Potentially Malignant Lesions”,“Leukoplakia”, “Erythroplakia”