Avaliação tridimensional da anatomia e relações anatómicas do canal incisivo mandibular

Póster > Investigação > Cirurgia oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 076

Joana Filipa Cardoso Mendes

Universidade Católica Portuguesa

Miguel Silva Pereira
Tiago Borges
Bruno Leitão de Almeida

Introdução: Durante os procedimentos cirúrgicos, a região interforaminal mentoniana é considerada segura. Na literatura encontramos casos de complicações na zona anterior da mandíbula por dano do canal incisivo inferior (C.I.M.).

Objetivo: Identificação e caracterização da anatomia e relações anatómicas do C.I.M.

Materiais e Métodos: Utilizando uma amostra de conveniência, foram efetuadas medições no programa GalilleosViewerTM, de tomografias computorizadas de feixe cónico, avaliando a presença do C.I.M., bem como o seu diâmetro interno vertical e vestíbulo-lingual, a relação com a cortical vestibular, lingual e basal da mandíbula e a relação com os ápices dos dentes adjacentes.

Resultados: Foram analisadas 42 tomografias, verificando-se que: o C.I.M. apresenta comprimento médio, de 24+2.02mm; O seu diâmetro diminui à medida que se aproxima da linha média; O canal tende a ser mais próximo da cortical vestibular, apresentando maior proximidade ao ápex dos dentes adjacentes do que à basal mandibular; Determina-se uma zona segura abaixo do canal de 9.47+3.02mm; Na relação com o apéx dentário verifica-se uma zona segura de 5.73+2.93mm na região canina, na zona do incisivo lateral de 6.71+3.33mm e na zona do incisivo central 6.16+3.28mm, acima do canal.

Conclusões: O C.I.M. foi identificado em todos os sujeitos. A avaliação tridimensional através de T.C.F.C. é eficaz e permite a recolha de elementos necessários a um diagnóstico e plano de tratamento adequados.

Implicações clínicas: Os resultados obtidos são úteis no diagnóstico e planeamento em cirurgia ortognática, implantologia e exodontia de dentes impactados.

Palavras-chave: Canal incisivo inferior, Tomografia Computorizada Feixe Cónico, Cirurgia Oral, Diagnóstico