Póster > Investigação > Endodontia
Sara Sousa
Universidade Católica Portuguesa
Introdução: O ensino pré-clínico em endodontia visa aumentar o nível de preparação dos alunos para os atos clínicos. Assim, foi desenvolvido um modelo onde se incluem dentes naturais onde os alunos podem praticar o protocolo endodôntico.
Objetivos: Apresentar o novo modelo endodôntico para fantoma; verificar a adequação da utilização do modelo no ensino universitário pré-clínico de endodontia; sublinhar a importância do treino de trabalho com espelho intraoral, postura, e transição para o trabalho em clínica.
Métodos: Foram incluídos dentes naturais com silicone de adição (Putty®) no modelo endodôntico superior e inferior. O protocolo endodôntico foi realizado em fantoma com espelho intraoral e todo o material endodôntico. Foram treinadas posturas ergonómicas de trabalho para as diferentes localizações dentárias.
Resultados: Através deste modelo é possível realizar o protocolo em fantoma, semelhante à prática clínica, obtendo melhor prestação do operador na execução das cavidades de acesso usando o espelho intraoral numa postura ergonómica.
Conclusão: O modelo endodôntico oferece grandes melhorias na prática do protocolo endodôntico. Além disso, poderá mostrar-se útil noutras áreas da medicina dentária, pois as bases de inclusão permitem a execução de outros atos clínicos diferenciados em dentes naturais antes da passagem para a clínica. Terá também grande interesse na realização de estudos científicos in vitro pois serão mais rigorosos e padronizados.
Implicações clínicas: O modelo endodôntico é uma mais-valia para os alunos de medicina dentária pois consegue simular a prática clínica com pacientes e realizar a transição para a clínica aumentando o seu nível de confiança.