Perceção dos estudantes e pacientes sobre componentes estéticos do sorriso

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 057

Diana Margarida Matias Oliveira

Universidade do Porto

Paulo Ribeiro de Melo

Introdução: São vários os fatores que influenciam o sorriso e podem estar relacionados com a arcada dentária, tecidos de suporte, lábios e a sua inter-relação.

Objetivos: Avaliar os diferentes níveis de perceção entre estudantes de medicina dentária e pacientes em relação a questões estéticas do sorriso como: linha e arco do sorriso, corredores bucais, diastemas e discrepância gengival entre incisivos centrais e laterais superiores.

Metodologia: Este estudo de investigação consistiu na aplicação de um questionário na FMDUP a 134 indivíduos distribuídos por 3 grupos de participantes: estudantes de medicina dentária, pacientes da clínica com idade igual ou inferior a 30 anos e com idade superior a 30 anos. O questionário foi constituído por cinco conjuntos de imagens com diastemas, discrepância gengival entre incisivos centrais e laterais superiores, linha do sorriso, corredores bucais e arco do sorriso, sendo avaliada cada imagem numa escala de 1 a 10.

Resultados: Nos conjuntos de imagens sobre perceção estética em relação aos diastemas, linha do sorriso e arco do sorriso, todos os grupos preferiram a mesma imagem. Quanto à discrepância gengival entre os incisivos centrais e laterais superiores e aos corredores bucais existem diferenças entre os grupos na classificação das imagens.

Conclusões: Existe uma sintonia entre estudantes de medicina dentária e pacientes em grande parte dos parâmetros estudados.

Implicações Clínicas: O médico dentista deve, aquando do tratamento/reabilitação oral a realizar, ter particularmente em conta alguns parâmetros, que devem ser discutidos com o paciente devido a existirem perceções estéticas do sorriso diferentes.