Abordagem clínica/cirúrgica de paciente com lesão bilateral na mucosa jugal

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 17h30 – Ordem nº 047
Candidato a prémio

Sofia Mariana Saavedra

António Manuel Pires da Silva
Bruno Leitão Almeida
Stephanie Corby Nunes

Descrição do caso clínico: Paciente referenciado pelo PIPCO, do sexo masculino, com 48 anos, agricultor, com hábitos sociais, ausência de doenças sistémicas e reabilitado com prótese removivel bimaxilar. Na observação intraoral apresenta alterações da mucosa jugal junto à comissura labial, com forma de estrela, cor branco- avermelhada, estraida esbranquiçada, dura à palpação nos bordos, assintomáticas, sem adenopatias, com dimensões de 1,3×0,7×0,5cm e mucosite protética no palato. São visíveis alterações no vermillion do lábio inferior direito com aspecto de queilite actnica e ulceração com crosta. Foi realizada a biopsia excisional das lesões bilaterais da mucosa jugal e aconselhou-se protecção solar aos U.V.

Discussão: O paciente apresenta múltiplos factores de risco (hábitos sociais e exposição excessiva aos U.V). Clinicamente, este tipo de lesões eritro-leucoplasicas tem potencialmente de pré-malignas. O diagnóstico precoce e tratamento adequado previnem patologias graves. As características clínicas recomendam biopsia excisional bilateral. As peças foram enviadas para exame histológico para realizar diagnostico diferencial com patologias de aspectos macroscópicos idênticos. A lesão eritro-leucoplasica apresenta uma descrição histológica de epitélio estratificado pavimentoso, com acentuados aspetos reativos, indefinido para displasia, observando-se infiltrado inflamatório polimórfico e sem malignidade. Esta descrição microscópica e macroscópica é compatível com lesão liquenoide. Recomendou-se proteção do lábio e vigilância, caso as alterações e a crosta/ulceração não desapareçam é de suspeitar de carçinoma-espino-celular(?).

Conclusão: O diagnostico precoce, tratamento adequado e follow up destas lesões potencialmente malignas deste paciente, contribuíram para uma normalização dos tecidos dos lábio e da mucosa jugal.