Manifestações oncológicas na cavidade oral de tumor da tiroide: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 15h50 – Ordem nº 046
Candidato a prémio

Gil Fernandes Alves

Descrição caso clínico: Paciente do sexo feminino de 74 anos sem história clínica relevante, com lesão traumática do rebordo da mucosa do 3ºQ devido a PPR Inferior. Procedeu-se à cirurgia para biopsia excisional da lesão do rebordo do 3ºQ, sob anestesia local. Paciente foi previamente medicada com amoxicilina 875mg + ác. clavulânico 125mg e clonixina 100mg.

Discussão: Em todos os casos de cancro oral, 90% são carcinoma epidermoide queratinizante (CEQ) e 95% destes casos os pacientes têm mais de 40 anos de idade em que a média de idades corresponde a 60 anos. Os locais mais afetados pelo CEQ são, de modo decrescente, lábio inferior, borda lateral da língua, região retromolar, soalho da boca e gengiva. Um importante aspeto de CEQ gengival é o seu elevado risco de metástases e consequente morte, sendo a forma mais agressiva e podendo ser a manifestação oral de algum tumor, originário noutro local, como sucedeu no caso descrito. Quanto mais precoce a deteção e tratamento deste tipo de lesões, maior será a probabilidade de cura.

Conclusão: O diagnóstico precoce das lesões da cavidade oral, baseia-se no exame clínico (inspeção e palpação) devendo as caraterísticas de benignidade ou malignidade ser confirmadas com recurso a biopsia e exame anatomopatológico. A remoção das lesões, que de acordo com as suas dimensões, poderão ser por biópsia excisional e incisional.