Combinação de restaurações diretas e indiretas na zona estética: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 12h00 – Ordem nº 032
Candidato a prémio

Tomás Amorim Afonso

António Amorim Afonso
Vasco Nunes da Silva
João Pereira
Luís Fonseca

Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, saudável, com 23 anos, compareceu na clínica descontente com a estética do seu sorriso. Apresentava restaurações em resina composta extensas, debordantes e com a estética comprometida nos dentes 11, 12, 21 e 22. Os dentes 11, 21 e 22 apresentavam tratamento endodôntico sem patologia periapical associada. Foi realizado um enceramento de diagnóstico para pré-visualizar a forma final das restaurações. As restaurações dos dentes endodonciados foram substituídas por novas restaurações. Foi efetuado branqueamento externo com peróxido de carbamida a 10%. Os dentes 11, 21 e 22 foram preparados para facetas feldspáticas. Após a impressão executaram-se os provisórios com resina bis-acril. As facetas foram aderidas com compósito aquecido a 55º com isolamento absoluto e no dente 12 foi realizada uma restauração direta em compósito.

Discussão: Com o desenvolvimento da adesão, dispomos hoje em dia de vários materiais e técnicas para a realização de restaurações estéticas no setor anterior. As facetas indiretas, bem como as restaurações diretas em compósito, estão comprovadas cientificamente como sendo uma opção bastante viável tanto a nível estético como funcional. Ambos os materiais apresentam comportamentos biomiméticos e biomecânicos semelhantes ao dente natural, requerendo preparações minimamente invadidas.

Conclusão: Através da conjugação de diferentes materiais e técnicas, foi possível a reabilitação da função e estética do sorriso, promovendo uma relação oclusal correta do ponto de vista funcional e estético. Tanto as facetas como as restaurações diretas apresentam-se como uma excelente alternativa neste tipo de tratamentos, pois permitem resultados altamente estéticos e minimamente invasivos.