Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa
Vasco Nunes da Silva
Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, saudável, com 42 anos, compareceu na clínica descontente com a estética do seu sorriso. Após uma correta anamnese, avaliação clínica, discussão e apresentação das várias possibilidades de tratamento e respectivos orçamentos decidiu-se optar por realizar: tratamento endodôntico, branqueamento interno e restauração direta em resina composta no dente 12, retratamento endodôntico, gengivectomia e reabilitação com coroas cerâmicas de dissilicato de lítio nos dentes 11 e 21 e restauração direta do dente 22.
Discussão: O melhor plano de tratamento que podemos propor a um paciente, é aquele que cumpre os objetivos de estética e função e vai ao encontro das expectativas e possibilidades do paciente. É importante explicar os riscos e benefícios de cada opção de tratamento, principalmente quando não são as opções ideais. Neste caso, concilou-se a reabilitação em materiais de resina composta e cerâmica de dissilicato de lítio e as várias áreas da medicina dentária, tendo-se conseguido um bom resultado estético/funcional. Está comprovado cientificamente que ambos os materiais têm o mesmo resultado estético a curto prazo, embora a estabilidade de cor e resistência à fractura a médio/longo prazo seja maior na cerâmica.
Conclusão: Conciliando as várias áreas da medicina dentária, nomeadamente, a endodontia, a periodontologia, a reabilitação oral, a estética e utilizando diferentes materiais de reabilitação, tais como, resinas compostas e cerâmicas de dissilicato de lítio, foi possível obter um resultado bastante favorável a nível estético e funcional.
Palavras-chave: cerâmica, resina composta, gengivectomia, endodontia, dissilicato lítio, estética