Combinação de restaurações no setor anterior em dentes e implantes – Abordagem biomimética

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 11h40 – Ordem nº 030
Candidato a prémio

Rui Pedro Marques

Carlos Falcão
Paulo A. Ribeiro
Bruno Rodrigues da Silva
Mariano Herrero-Climent

Descrição de caso clínico: Nesta apresentação os autores pretendem demonstrar, numa série de casos clínicos, um protocolo de tratamento que permite a otimização do resultado final estético mediante a utilização de pilares personalizados sobre implantes ou sobre dentes, com posterior utilização de restaurações aderidas de cerâmica feldspática.

– Restauração parcial aderida no dente 21 combinado com restauração implantosuportada no 11: Após correta provisionalização e modulação de tecidos no implante 11 e preparação do dente 21 para uma restauração de cerâmica aderida, efetua-se a impressão final sobre o implante. Envia-se uma amostra de resina composta que reproduza o valor e saturação do dente natural. O laboratório confecionará um pilar de zircónio ou de dissilicato de lítio com uma forma de preparo de faceta idêntico à preparação do dente 11. O pilar recebe uma estratificação vestibular que permita igualar o valor e saturação do dente natural. Assim, o técnico confecionará duas restaurações em cerâmica feldspática, com a mesma espessura, que depois de aderidas em boca sobre os pilares, poderão apresentar o mesmo comportamento ótico.

Discussão: A utilização de pilares individualizados em cerâmica da mesma cor e forma do substrato dentário permitirá melhorar a estética do resultado final. A utilização de pilares ceramizados com faceta feldspática permite-nos igualar os substratos de ambas as restaurações, otimizando os fenómenos de reflexão de luz e comportamento óptico deste tipo de restaurações.

Conclusões: Este procedimento permite aumentar a previsibilidade do resultado estético, sempre que exista a necessidade de combinar restaurações sobre dentes e implantes.