Traumatismo dentário em dentição permanente – A propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 10h00 – Ordem nº 026
Candidato a prémio

André Moreira

Universidade do Porto

Teresa Silva
Helena Silva
Cristina Areias
Ana Sofia Coelho

Descrição do caso clínico: Paciente do sexo feminino, com 15 anos de idade, compareceu à consulta de Medicina Dentária para uma visita de rotina. Os dentes 11 e 21 apresentavam fraturas coronárias não complicadas. A história clínica revelou que o trauma ocorreu aos 9 anos de idade e os testes de sensibilidade foram positivos, sem sintomatologia dolorosa à percussão. Não foram identificadas alterações radiográficas. Foi efetuada uma reabilitação estética com compósito de resina Z100™ Restorative (3M), após enceramento e confeção de guia de silicone.

Discussão: Os traumatismos dentários são frequentemente acidentais, exigindo, na maioria dos casos, tratamento médico-dentário. Estas lesões envolvem, habitualmente, os dentes da arcada superior e podem estar associadas a diversas sequelas físicas e psicológicas. A utilização de um enceramento de diagnóstico para obtenção de uma chave palatina é um procedimento simples mas que compreende um conjunto de vantagens amplo, entre as quais se incluem a simplificação na obtenção da forma e textura pretendidas e a obtenção de uma base estabilizadora para colocação do compósito e sua fotopolimerização, permitindo uma correta adaptação do mesmo.

Conclusão: O planeamento, enceramento e confeção de chave palatina não só facilitam a execução técnica como melhoram a qualidade da reabilitação. O resultado final correspondeu às espectativas da paciente e todas as necessidades estéticas e funcionais ficaram cumpridas.

Palavras-chave: traumatismos, fraturas, enceramento, guia de silicone, dentisteria, estética