Cárie dentária e hábitos de higiene oral em doentes diabéticos tipo 1

Póster > Investigação > Cariologia

Hall dos e-Posters B – 10 novembro, 17h40 – Ordem nº 015
Candidato a prémio

Diogo André Machado

Universidade de Coimbra

Ana Sofia Coelho
Anabela Paula
Luísa Barros
Eunice Virgínia Carrilho

Introdução: A Diabetes tipo 1 é uma condição na qual a destruição de células pancreáticas leva a uma deficiência de insulina. A Diabetes apresenta diferentes complicações micro e macrovasculares, sendo também um fator de risco para diversas complicações orais.

Objetivo: Estabelecer uma relação entre a cárie dentária em diabéticos tipo 1 tratados com múltiplas injeções de insulina e em doentes não diabéticos. É ainda objetivo caracterizar os hábitos de higiene oral desta população.

Materiais e métodos: Um estudo clínico e observacional de caráter analítico e transversal foi realizado. Trinta diabéticos tipo 1 e 30 não-diabéticos foram observados e questionados sobre informações referentes ao seu historial médico. O exame oral foi realizado de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde, tendo-se utilizado o índice de cárie ICDAS. A análise estatística foi realizada e foi estabelecido um nível de significância de 5%.

Resultados: Os doentes diabéticos apresentaram níveis de cárie semelhantes ao de doentes não diabéticos. Verificou-se um índice de placa bacteriana superior nos diabéticos. Apenas 10% dos doentes que referiam episódios de hipoglicemia noturna escovam os dentes após a ingestão de glicose.

Conclusão: Não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a diabetes tipo 1 e o desenvolvimento de cárie dentária.

Implicações clínicas: Estão descritas diversas complicações orais associadas à diabetes, bem como vários fatores de risco para o desenvolvimento de lesões de cárie dentária. Deste modo, é fundamental que estes doentes sejam integrados num programa de controlo rigoroso.

Palavras-chaves: cárie dentária, diabetes, insulinoterapia, saúde oral, higiene oral, prevenção