Avaliação in vitro do selamento de diferentes materiais usados como barreira intra-coronal

Póster > Investigação > Endodontia

Hall dos e-Posters B – 10 novembro, 14h50 – Ordem nº 003
Candidato a prémio

Ana Moura Teles

Universidade Fernando Pessoa

Fernanda Roese Mesquita
Ana Paula Basaglia Gomes
Duarte Antunes Guimarães
Susana Magalhães Coelho

Introdução: O selamento da entrada do sistema de canais radiculares (SCR) é um método efetivo para reduzir a infiltração em dentes endodonticamente tratados. Apesar de artigos apoiarem a eficácia das barreiras intra-coronais (BIC), não existe um protocolo universal que incorpore este passo como parte do Tratamento Endodôntico (TE).

Objetivos: Com o intuito de se avaliar qual o melhor material para ser usado como BIC, pretendeu-se aferir in vitro a micro-infiltração de quatro materiais, quando aplicados sobre a entrada do SCR, pós-TE.

Materiais e métodos: 70 dentes monocanalares foram divididos em 4 grupos teste e 2 controlo. Os materiais testados foram Ionoseal, GC Fuji II LC®, GrandioSO® Flow e GrandioSO®. Os dentes foram submetidos a termociclagem e, seguidamente, foram imersos em corante azul de metileno a 2% para avaliação da eventual infiltração. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo método de Anova e Tukey HDS.

Resultados: O Ionoseal® foi o que apresentou maior infiltração e, quando comparado com os outros grupos. Contudo, entre os grupos GC Fuji II LC®, GrandioSO® Flow e GrandioSO®, não houve diferença estatisticamente significativa.

Conclusões: Os resultados demostraram que o LC Fuji II®, GrandioSo® Flow e GrandioSo® são indicados como BIC. No caso do Ionoseal®, sugere-se a utilização de um sistema adesivo; no futuro, serão necessários mais estudos que analisem o comportamento deste material.

Implicações clínicas: O selamento da entrada dos SCR é fundamental sugerindo-se a sua integração no protocolo clínico de rotina.

Palavras-chave: coronal sealing; coronal barrier; endodontic sealing; endodontic infiltration; endodontic leakage; micro-leakage; canal reinfection