Estudo de um compósito auto-adesivo, em dentina preparada com laser Er,Cr:YSGG

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos e-Posters B – 10 novembro, 14h30 – Ordem nº 001
Candidato a prémio

Ana Nogueira

Paulo Ribeiro de Melo
Sofia Santos Arantes e Oliveira
Norbert Gutknecht

Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi avaliar a força de adesão de um compósito fluído auto-adesivo, em dentina preparada com laser Er,Cr:YSGG com dois parâmetros diferentes.

Métodos: O total de 15 dentes saudáveis foram distribuídos em 3 grupos. Apenas as amostras do Grupo 2 e 3 foram tratadas com laser Er,Cr:YSGG, com os parâmetros de 4,5W, 50 Hz, 50 ms, 70% de ar, 90% água no Grupo 2, e no Grupo 3 apenas com uma frequência diferente, 4,5W, 75 Hz, 50 ms, 70% de ar, 90% de água. As amostras foram restauradas com VertiseTM Flow de acordo com as instruções do fabricante. O teste de força de adesão e a análise morfológica com microscopia eletrónica de varrimento (SEM) foram realizados.

Resultados: O Grupo 2 foi o que obteve a média de força de adesão mais alta (4,76 ± 3,99 MPa), seguido pelo grupo de control (1,87 ± 1,61 MPa), e a mais baixa foi do Grupo 3 (0, 81 ± 0,93 MPa). As medias das forças de adesão não foram estatisticamente diferentes entre si. (p> 0,05). As micrografias mostraram mais prolongamentos de resina nas amostras do Grupo 2.

Conclusão: Apesar da força de adesão ter sido influenciada pelo tipo de superfície de dentina e os parâmetros de laser, não houve diferenças estatisticamente significativas entre cada grupo (p> 0,05). O aumento da frequência do laser resultou em menores forças de adesão. Deverão ser efetuados estudos adicionais no futuro.

Palavras-chave: laser, erbium, Er,Cr:YSGG , adesão , compósito fluído auto-adesivo, dentina