Restaurações cerâmicas Cad-Cam anteriores: Do Convencional ao digital. Série de casos

Comunicação oral > Casos clínicos > Prótese Fixa

Sala 1 – 10 novembro, 14h30 – Ordem nº 008
Candidato a prémio

Bruno Rodrigues da Silva

Carlos Falcão
Paulo A. Ribeiro
Roberto Padrós Roldán
Mariano Herrero-Climent

Na medicina dentária estética, os profissionais deparam-se, frequentemente, com o desafio de realizar restaurações estéticas que mimetizem a natureza e assegurem a previsibilidade dos resultados estéticos finais.

Atualmente, a partir do enceramento diagnóstico convencional, e da impressão manual, é possível proceder-se a uma leitura ótica de ambos e, através da sobreposição dos mesmos, confecionar facetas cerâmicas via Cad-Cam.

Nesta apresentação os autores pretendem demonstrar, através de uma série de casos clínicos, um protocolo de tratamento que permite a otimização do resultado final estético, mediante a utilização de restaurações aderidas de cerâmica fabricadas via Cad-Cam.

Descrição da técnica: Restauração do 2ºSextante com restaurações aderidas cerâmicas vestibulares fabricadas via Cad-Cam: Após confecção do enceramento diagnóstico, realizou-se um mock-up, e iniciou-se a preparação dentária do 2º Sextante. No final, realizou-se a impressão definitiva com silicone de adição, e confecionaram-se provisórios diretos.

Solicitou-se ao laboratório a confeção de facetas cerâmicas feldespáticas via Cad-Cam (VITA Triluxe) e para tal, procede-se à digitalização da impressão obtida, bem como, do enceramento diagnóstico, e seguidamente realiza-se a sobreposição dos dois ficheiros S.T.L. . Através de um software C.A.M. realiza-se a fresagem das facetas feldespáticas a partir de blocos de cerâmica pré-fabricados. Realiza-se o polimento final manual e o ajuste dos pontos de contacto interproximais.

Na clínica, procede-se à cimentação adesiva das facetas, mediante técnica adesiva Total-Etch e cimentação com compósito aquecido.

Conclusões: O uso de restaurações cerâmicas aderidas fabricadas por Cad-Cam é um procedimento que permite a diminuição de erros de confeção laboratoriais, e apresenta resultados estéticos satisfatórios.